Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos
As Misericórdias portuguesas são instituições privadas de solidariedade social (IPSS), fundadas por iniciativa ilustríssima e mui católica senhora, a rainha Dona Leonor (1458-1525), viúva de D.João II e irmã de D.Manuel I, cuja designação advém do facto de serem instituições que se propunham realizar obras de misericórdia.
Enquanto instituições e organizações, as Misericórdias conseguiram sobreviver a períodos conturbados da nossa história. Atualmente procuram novos rumos de ação através do alargamento do seu leque de equipamentos sociais, incluindo os serviços de saúde e do estudo, preservação, e divulgação do seu património arquitectónico, artístico e arquivístico. Tudo isto, sem romper com a sua herança histórica e sobretudo com a sua ideologia de praticar obras de misericórdia.
O seu papel na área da política social é fundamental, pois por um lado, cobrem a quase totalidade do país, e por outro, constituem a maior entidade empregadora na maioria dos concelhos onde estão sedeadas, tendo ao seu serviço um vasto corpo de profissionais das áreas da saúde, educação e serviço social;
A Misericórdia de Matosinhos não foge à regra. Desenvolve atividades nas valências: Creche, Jardim de Infância, ATL, Internato e Centro de Dia, as quais o convidamos a visitar neste site.