Centro Infantil de Matosinhos
Este estabelecimento destina-se ao apoio sócio educativo e prestação de serviços próprios de creche, pré-escolar e CATL.
Os serviços prestados pela Creche definem-se em 3 componentes:
1 - Componente de apoio Sócio-familiar
Na promoção do acolhimento, guarda, protecção, segurança e de todos os cuidados básicos necessários as crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses de idade; na vertente da retaguarda à família, durante o tempo parcial de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços direccionados aos cuidados básicos de:
- Alimentação (diferenciada de acordo com as necessidades das crianças e suas idades de referência)
- Higiene (adequadas às necessidades individuais e desenvolvimento mental da criança)
- Saúde (assegurando o desenvolvimento harmonioso da criança, colaborando com a família na detecção e despiste precoce de situações de doença, inadaptação ou deficiência, proporcionando o seu adequado encaminhamento.
- Sono (proporcionando tempos de repouso e bem estar num clima de segurança afectiva e física respeitando os ritmos circadianos de cada criança) e ainda serviços de prolongamento de horário que incluem inícios de manhã e fins de tarde compatibilizados com o horário dos pais e a necessidade de apoio aos mesmos no acolhimento e guarda das suas crianças
2 - Componente Desenvolvimental
Na promoção do desenvolvimento integral da criança num clima de segurança afectivo e físico, acompanhando e estimulando o seu processo evolutivo, através de práticas desenvolvimentalmente adequadas para cada faixa etária.
3 - Componente Educativo – Pedagógica
Na promoção do desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua integração em grupos sociais diversos, respeitando concomitantemente a sua individualidade e a pluralidade de culturas; contribuindo e fomentando a igualdade de oportunidades; colaborando e partilhando responsabilidades no processo educativo com a família; favorecendo a sua formação e desenvolvimento equilibrado através da promoção de aprendizagens diferenciadas e significativas.
Estimular o desenvolvimento global da criança nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora; através da implementação e adaptabilidade de práticas lúdico – pedagógicas intencionais, estruturadas e organizadas.
São Objectivos da Educação Pré - Escolar:
- Contribuir para a estabilidade e segurança afectiva da criança;
Favorecer individual e colectivamente as capacidades de expressão, comunicação e criação;
Fazer despertar a curiosidade pelo meio ambiente físico e social e, fomentar gradualmente actividades de grupo como meio de aprendizagem e factores de desenvolvimento, de sociabilidade e solidariedade;
Desenvolver progressivamente a autonomia e o sentido de responsabilidade;
Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;
Despistar inadaptações ou deficiências e, proceder ao encaminhamento mais adequado;
Assegurar uma participação efectiva e permanente das famílias no processo Educativo, mediante as convenientes interacções de esclarecimento e sensibilização.
São Objectivos do CATL:
Promover o desenvolvimento da personalidade da criança, através de actividades sócio-educativas adequadas aos interesses e necessidades das crianças;
Criar componentes educativas que permitem a criação de actividades e desenvolver as suas capacidades de forma orientada;
Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;
Colaborar estreitamente com a família na partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;
Proporcionar actividades integradas num projecto de animação sócio-cultural;
Sinalizar e encaminhar problemas sociais, definindo formas de prevenção e/ ou intervenção sócio-comunitária;
Promover o relacionamento intergeracional;
Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;
Criar mecanismos para o estabelecimento de uma ligação estreita entre ATL – Família – Escola – Comunidade.