Notícias

 

25 Jul às 12:15

Inauguração da Exposição Temporária – “São Sebastião – Benção ao Mar”


Inauguração da Exposição Temporária – “São Sebastião – Benção ao Mar

 

No âmbito das actividades do Museu da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos (MMBJM), no dia 15 de Julho, pelas 16:00h ocorreu a inauguração da exposição temporária “São Sebastião – Benção ao Mar” que nasceu duma parceria institucional entre a Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos e o Orfeão de Matosinhos no sentido de assinalar as festividades de São Sebastião Mártir, nesta cidade.

A exposição congrega um conjunto de peças alusivas a este santo mártir, sendo a colecção apresentada, na sua maioria, pertença do Senhor Professor Cunha e Silva, curador desta exposição, e que marcou a abertura da mesma com uma visita guiada às cerca de 50 pessoas que aqui marcaram presença. A assinalar, também, a abertura estiveram presentes o Senhor Provedor Dr. Luís Branco; Senhor Vereador da Cultura, Dr. Fernando Rocha e presidente das freguesias Matosinhos /Leça Drº Pedro que enfatizaram a importância destas iniciativas e do papel da Misericórdia na promoção de actividades culturais que contribuam para a preservação da memória colectiva.

A inauguração desta exposição não se ficou, no entanto, pela visita guiada à mesma, que se encontra patente ao público na Casa dos Milagres, mas estendeu-se por mais três momentos, a prelecção sobre S. Sebastião proferida pelo Senhor Professor Cunha e Silva, que prendeu a atenção do público assistente, a doação do quadro “A Lacrimosa”, pelo seu autor, Alfredo Barros, ao Museu da Misericórdia e que representa o Santo mártir. Esta doação veio assim enriquecer o acervo do Museu, sendo um exemplo de mestria artística do século XXI, e que estará a partir de agora à fruição do público.

Para finalizar esta iniciativa, realizou-se o lançamento do “bolinho de S. Sebastião” idealizado e confeccionado pela confeitaria Bombom Charme. A SCMBJM ofereceu um Porto de Honra.

A todos os que colaboraram nesta iniciativa o nosso agradecimento profundo, sobretudo, ao Senhor Professor Cunha Silva e ao Senhor Professor Alfredo Barros pela doação de valor inestimável. Não podemos terminar sem tecer um agradecimento ao Orfeão de Matosinhos e à Comissão de Festas do Mártir S. Sebastião.

Bem Hajam

A mesária da Cultura: Concha d`Ara

A Técnica de Museologia: Rita Pedras

 

 

 

 

 

    Voltar