Notícias

 

Centro Infantil de Matosinhos


Este estabelecimento destina-se ao apoio sócio educativo e prestação de serviços próprios de creche, pré-escolar e CATL.

Os serviços prestados pela Creche definem-se em 3 componentes:


1 - Componente de apoio Sócio-familiar

Na promoção do acolhimento, guarda, protecção, segurança e de todos os cuidados básicos necessários as crianças de idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses de idade; na vertente da retaguarda à família, durante o tempo parcial de afastamento da criança do seu meio familiar, através de um processo de atendimento individualizado e de qualidade, que inclui serviços direccionados aos cuidados básicos de:

 

  • Alimentação (diferenciada de acordo com as necessidades das crianças e suas idades de referência)
  • Higiene (adequadas às necessidades individuais e desenvolvimento mental da criança)
  • Saúde (assegurando o desenvolvimento harmonioso da criança, colaborando com a família na detecção e despiste precoce de situações de doença, inadaptação ou deficiência, proporcionando o seu adequado encaminhamento.
  • Sono (proporcionando tempos de repouso e bem estar num clima de segurança afectiva e física respeitando os ritmos circadianos de cada criança) e ainda serviços de prolongamento de horário que incluem inícios de manhã e fins de tarde compatibilizados com o horário dos pais e a necessidade de apoio aos mesmos no acolhimento e guarda das suas crianças 



2 - Componente Desenvolvimental

Na promoção do desenvolvimento integral da criança num clima de segurança afectivo e físico, acompanhando e estimulando o seu processo evolutivo, através de práticas desenvolvimentalmente adequadas para cada faixa etária.



3 - Componente Educativo – Pedagógica

Na promoção do desenvolvimento pessoal e social da criança, fomentando a sua integração em grupos sociais diversos, respeitando concomitantemente a sua individualidade e a pluralidade de culturas; contribuindo e fomentando a igualdade de oportunidades; colaborando e partilhando responsabilidades no processo educativo com a família; favorecendo a sua formação e desenvolvimento equilibrado através da promoção de aprendizagens diferenciadas e significativas.

Estimular o desenvolvimento global da criança nas suas componentes emocional, cognitiva, comunicacional, social e motora; através da implementação e adaptabilidade de práticas lúdico – pedagógicas intencionais, estruturadas e organizadas.

 

 

São Objectivos da Educação Pré - Escolar: 


  • Contribuir para a estabilidade e segurança afectiva da criança;
  • Favorecer individual e colectivamente as capacidades de expressão, comunicação e criação;

  • Fazer despertar a curiosidade pelo meio ambiente físico e social e, fomentar gradualmente actividades de grupo como meio de aprendizagem e factores de desenvolvimento, de sociabilidade e solidariedade;

  • Desenvolver progressivamente a autonomia e o sentido de responsabilidade;

  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;

  • Despistar inadaptações ou deficiências e, proceder ao encaminhamento mais adequado;

  • Assegurar uma participação efectiva e permanente das famílias no processo Educativo, mediante as convenientes interacções de esclarecimento e sensibilização.



São Objectivos do CATL: 


  • Promover o desenvolvimento da personalidade da criança, através de actividades sócio-educativas adequadas aos interesses e necessidades das crianças;

  • Criar componentes educativas que permitem a criação de actividades e desenvolver as suas capacidades de forma orientada;

  • Proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar através de um atendimento individualizado;

  • Colaborar estreitamente com a família na partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças;

  • Proporcionar actividades integradas num projecto de animação sócio-cultural;

  • Sinalizar e encaminhar problemas sociais, definindo formas de prevenção e/ ou intervenção sócio-comunitária;

  • Promover o relacionamento intergeracional;

  • Colaborar de forma eficaz no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência assegurando o seu encaminhamento adequado;

  • Criar mecanismos para o estabelecimento de uma ligação estreita entre ATL – Família – Escola – Comunidade.